Descubra a causa dos olhos vermelhos e irritados após o mergulho
ocê já deve ter visto ou mesmo sofrido com os olhos avermelhados e ardentes após um mergulho na piscina. Muito se fala sobre o excesso de cloro na água, mas o verdadeiro motivo nada tem a ver com a quantidade de produto aplicado para tratamento da piscina.
A vermelhidão e irritação dos olhos após contato com a piscina é gerada pelo contato entre o cloro e a urina presente na água, gerando um composto químico que causa o efeito de ardência nos olhos. A quantidade de urina presente na água também é mensurada por essa reação de defesa do organismo. Quanto mais urina, mais vermelhos os olhos vão ficar.
Além disso, ao urinar na piscina o banhista reduz drasticamente o efeito do cloro na água, isso significa que o responsável pela limpeza da estrutura deverá aumentar a quantidade do produto para garantir sua eficiência e a neutralização dos micro-organismos e bactérias, que podem causar problemas como micoses e alergias.
Outras substâncias, como sujeira e suor, também podem alterar a composição do cloro e causar irritação nos olhos após contato com a piscina. Por esse motivo, é de extrema importância conscientizar os banhistas sobre os cuidados com a piscina, principalmente se você costuma receber convidados ou se utiliza piscinas coletivas.
Para reduzir o incômodo nos olhos, lave-os com água corrente em temperatura baixa e utiliza soluções salinas, ou procure um médico para prescrição de colírio, eles ajudam a restaurar a umidade dos olhos auxiliando na diminuição do desconforto.