A importância da ducha para a saúde do banhista e da piscina

O passo seguinte à construção de uma piscina é a aplicação de acessórios que otimizam o mergulho e também o tratamento da estrutura, que deve ser realizado de forma adequada para manter a saúde da piscina e do próprio banhista. Dentre esses acessórios estão as duchas, que costumam ser alocadas próximas à piscina para serem utilizadas antes e depois do mergulho. Mas você sabe o motivo pelo qual as duchas são tão importantes?

Tomar uma ducha antes do mergulho é necessário para retirar do corpo produtos químicos como cremes, loções e maquiagens. Quando em contato com o cloro da piscina, esses produtos e o próprio suor da pele podem influenciar no surgimento de um derivado daninho, mais conhecido como Cloramina. Esse composto químico pode causar irritação da pele, olhos e mucosas, além de dores de cabeça e ouvido e agravamento de alergias respiratórias, como a asma.

A ducha também atua como prevenção contra choques térmicos. Considerando que a temperatura externa é diferente da temperatura do corpo e da água, a ducha serve para igualar todas essas variações e evitar que o banhista sofra choques térmicos causados pela água da piscina. Isso evita também problemas relacionados à pressão arterial, que se eleva quando o corpo quente entra em contato com a água fria.

O banhista também deve tomar uma ducha após o mergulho e a resposta para isso é óbvia: reduzir a quantidade de cloro presente na pele e nos cabelos. Especialistas em dermatologia sugerem que a melhor forma de retirar os resíduos do cloro é com água corrente, por isso a importância da ducha próxima à piscina. Lembre-se também de aplicar protetor solar após retirar o excesso de cloro do corpo!

Categorias

Clor Up

Entre em Contato