Aqueça sua piscina no inverno e aproveite-a o ano todo

Sabia que você não precisa inutilizar a sua piscina no inverno? Isso porque é possível aquecer a sua estrutura durante o período de baixas temperaturas, o que torna a sua piscina ainda mais versátil, já que ela poderá ser utilizada o ano todo. Se você deseja aquecer sua piscina, mas não sabe como, nós te apresentamos todas as opções disponíveis no mercado para que você selecione a que melhor combina com a necessidade e orçamento da sua família.

O aquecedor elétrico é o mais conhecido método utilizado para aquecer a piscina, isso porque é bastante simples, acessível e barato. O equipamento pode ficar ligado o ano inteiro e funciona da seguinte forma: parte da água da piscina é sugada para um tanque de aquecimento e, em seguida, a água é bombeada de volta para a piscina. O aquecedor elétrico pode demorar cerca de 20 horas para concluir o aquecimento completo da piscina e tem um consumo de energia elétrica calculado em torno de 24 kw/h.

A bomba de calor também é uma forma de aquecer a estrutura, mas pode até 36 horas para aquecer a piscina completamente. Esse método está entre os mais demorados, pois o aparelho depende da temperatura ambiente para aquecer a água. A funcionalidade é simples, uma vez que a bomba retira o calor da atmosfera e o transfere para a água da piscina. A boa notícia é que a bomba de calor gasta apenas 3 kw/h, o que faz deste o método mais econômico de todos.

Os aquecedores a gás são mais indicados para estruturas de até 5.000 litros. Nesse método, uma serpentina é aquecida por meio da queima de gás natural ou GLP, e o consumo elétrico equivale a dois chuveiros a gás (cerca de 2,2 kg de gás por hora). A instalação desses aquecedores pode levar até 24 horas e o custo desse processo é significativo, mas possui um funcionamento bastante preciso, garantindo assim a temperatura constante e igual em toda a área da estrutura.

Os aquecedores solares são os que consomem menos energia elétrica, pois são necessários apenas para ligar a bomba para circulação da água. Já o custo pode ficar em torno de R$150 por m² de piscina, segundo Renato Mattos, Diretor de Desenvolvimento de Novos Negócios da Heliodin. A localização da piscina também é bastante importante para a instalação das placas coletoras. O profissional afirma que “precisamos pensar em isolamento térmico, circuito de ida e retorno separado para os aquecedores, a altura dos pontos de retorno de água quente para homogeneizar a temperatura, proteção contra o vento, localização para receber o máximo de radiação solar, dentre outros fatores”.

É importante saber também que os aquecedores solares funcionam de maneira a estender a utilização da piscina por alguns meses, ou seja, diferente de uma piscina comum que é utilizada principalmente entre dezembro e janeiro, uma piscina aquecida poderá ser utilizada de setembro a abril, mas deve-se saber que nos meses de inverno intenso os aquecedores não alcançam uma temperatura confortável ou comparável com os meses de verão.

Categorias

Clor Up

Entre em Contato