Conheça as estruturas que tornam sua piscina mais acessível

Por estarem associadas ao lazer e bem-estar, é comum que todos queiram ter acesso às piscinas, sejam elas públicas ou privadas. Dessa forma, é de extrema importância que condomínios, parques aquáticos e todos os estabelecimentos com piscinas sejam capazes de assegurar a acessibilidade de pessoas com deficiência física.

Cadeirantes, por exemplo, não conseguem entrar na água utilizando rampas e escadas com dimensões padronizadas e, na maioria dos lugares, o deficiente físico precisa ser carregado por uma segunda pessoa para entrar na água, o que pode causar problemas caso não seja feito com cuidado e por pessoas já familiarizadas com cadeiras de rodas e equipamentos semelhantes.

Em poucos estabelecimentos podem ser encontrados cadeiras elétricas ou guinchos capazes de colocar o cadeirante na piscina. Rampas de acesso dificilmente são encontradas, e é importante saber que ela precisa ser produzida com materiais de qualidade e instalada com cuidado para evitar problemas aos usuários.

Em caso de interesse na instalação desses equipamentos, é importante ter conhecimento das normas de segurança da ABNT, que prevê questões como a inclinação ideal para uma rampa de acesso, além de optar pelo dispositivo ideal para o seu modelo de piscina. Pisos antiderrapantes devem ser levados em conta, para evitar deslizamentos das rodas das cadeiras, por exemplo.

Caso as rampas não sejam interessantes, há também outras  opções no mercado, como escadas de inox com degraus menores, com as quais fica mais fácil descer com a cadeira de rodas até a água. Uma das últimas novidades tecnológicas para essa questão é de uma empresa de design industrial na Escócia, o dispositivo chamado Poolpod é uma espécie de elevador que facilita o acesso de pessoas com deficiência e dificuldades de locomoção às piscinas. Ainda não disponível no Brasil, o equipamento venceu uma competição internacional que analisou diferentes mecanismos inclusivos para o acesso às piscinas.

No verão de 2016, o Centro Educacional e Esportivo Edson Arantes do Nascimento, mais conhecido como Pelezão, na Grande São Paulo, foi reinaugurado após reforma que incluiu a instalação de uma cadeira operada por equipamento eletrônico, capaz de inserir e retirar os usuários de dentro da piscina com a ajuda de um braço mecânico. O coordenador do clube municipal, Ricardo Santos, afirma que após a instalação do equipamento, aumentou o fluxo de pessoas com deficiência que procuram pela piscina do Pelezão em dias muito quentes.

Categorias

Clor Up

Entre em Contato