Dicas para construir sua piscina

Construir uma piscina vai muito além de apenas pensar nas formas e decorações para a área de lazer. Questões como tipo de solo, posição do sol e, principalmente, tamanho do terreno, contam muito na hora de escolher o modelo da sua piscina. Além disso, os valores de construção e manutenção variam conforme as formas, tamanhos e cuidados que são tomados com a estrutura.

O primeiro passo para construir sua piscina é procurar por um arquiteto qualificado. Ele será responsável pelo projeto depois de analisar o modelo arquitetônico do seu terreno, além de definir as instalações elétricas e hidráulicas e a parte de iluminação daquela área. Todas essas questões podem evitar problemas futuros como vazamentos e curtos-circuitos, por isso é importante contratar um bom profissional.

Mesmo com um arquiteto de confiança você deve, além de acompanhar a obra, estar atento a questões importantes como:

Profundidade: O ideal é que sua estrutura tenha entre 1,30 e 1,40 metros de profundidade na parte mais funda, o que é suficiente para a prática da natação. Já a parte rasa deve ter entre 0,40 e 0,50 metros já que é a área indicada para crianças.

Posição do sol: Já pensou você notar, depois de construir sua piscina, que o sol não chega até a área onde ela está instalada? Para evitar essa frustração, atente-se para que a piscina seja projetada na área mais exposta à luz solar. O lado onde o sol se põe é o ideal, mas caso esse lado do terreno não esteja disponível, procure pela posição onde o sol bate por maior tempo possível no período da tarde.

Características do solo: Por essa você não esperava, mas sim, o tipo de solo pode acabar prejudicando a obra. Peça ao engenheiro que avalie o seu terreno para saber se ele é indicado para receber a estrutura que você escolheu.

Localização: Atente-se para que sua piscina não esteja próxima de árvores frutíferas, pinheiros e eucaliptos. Quando mais distante dessas plantações, menos folhas cairão na sua piscina, evitando assim o gasto extra com tratamento de água e manutenção da estrutura. Além disso, áreas mais abertas facilitam na hora da decoração! Outro cuidado com a localização é a distancia entre o seu tanque e a propriedade vizinha, que deve ser de 1,50 metro, no mínimo.

Bordas e pisos: Evite preocupações futuras escolhendo pisos antiderrapantes para a área ao redor da sua piscina. Pedras naturais, pisos cimentícios e porcelanatos antiderrapantes são boas opções!

Nossa última dica é sobre o período de construção. A procura por piscinas é menor no inverno, ou seja, são maiores as chances de você conseguir descontos nos materiais e na instalação. Além disso, essa é a época mais seca do ano, o que evita que a obra fique parada por conta do tempo. Construindo sua piscina no inverno, você consegue economizar e ainda garante a obra finalizada a tempo de aproveitar o verão com a família.

Categorias

Clor Up

Entre em Contato