Os benefícios da hidroginástica na terceira idade

A hidroginástica é uma prática que, assim como a natação, pode trazer muitos benefícios à saúde, principalmente na terceira idade. Especialistas indicam essa prática às pessoas mais velhas que sofrem com dores e outros incômodos físicos característicos do avanço da idade. A questão é que, além do benefício físico, a hidroginástica também age para manter a nossa saúde emocional em dia.

O maior diferencial da hidroginástica é que ela diminui em até 90% o impacto dos exercícios, possibilitando que a população idosa ou pessoas com limitações físicas possam praticá-la sem contraindicações ou riscos à saúde. Além disso, os exercícios debaixo d’agua inibem a perda de musculatura, de equilíbrio e até de força dos membros.

Veja abaixo mais benefícios da hidroginástica para a terceira idade:

Condicionamento cardiovascular: movimentos debaixo d’agua exigem que o coração acelere os batimentos para enviar oxigênio a todo o corpo, estimulando assim o sistema cardiovascular.

Ativação da circulação do sangue: com os batimentos estimulados o fluxo sanguíneo é mais intenso no organismo, liberando assim os vasos e melhorando o sistema circulatório.

Fortalecimento do sistema respiratório: o estímulo fortalece os pulmões, trazendo mais fôlego para atividades do cotidiano.

Aumento da flexibilidade: a movimentação do corpo e as articulações são trabalhadas, reduzindo dores e ampliando a capacidade de movimento.

Melhora da coordenação motora e equilíbrio: os exercícios dentro d’agua melhoram o equilíbrio do corpo, prevenindo quedas e aumento o controle corporal.

Categorias

Clor Up

Entre em Contato