Saiba mais sobre pH e alcalinidade total

alcaline. Fazer a medição do pH da água é muito importante, pois com o controle exato do pH para o conforto dos usuários.

Uma água com pH abaixo de 7,0 é chamada de água ácida. O pH maior que 7,0, é chamada de água básica.

No caso do pH, ele é dependente da presença de íons de hidrogênio na água da piscina. No caso da alcalinidade, ela é dependente da presença de íons de carbonato (CO3), íons de bicarbonato (HCO3), íons de hidróxido (OH) e outros íons de baixa influência na alcalinidade.

As medições de pH e de alcalinidade são mais precisas quando feitas por meio de fitas de teste ou reagentes. A medição do pH também pode ser feita através de aparelhos eletrônicos.

O pH é uma das físico-químicas mais importantes em piscinas, um pH alto, diminui a eficiência do cloro consideravelmente e ainda aumenta a possibilidade de depósito de cálcio na água, deixando ela turva. Um pH baixo causa a evaporação do cloro, irritação da pele e dos olhos e ainda aumenta a possibilidade de corrosão na piscina.

A alcalinidade tem um papel fundamental, que é a de manter o pH estável.

A correção de pH e alcalinidade são executadas através da introdução de produtos químicos na água da piscina. Para a redução do pH e alcalinidade, usa-se o mesmo produto, denominado de redutor de pH e alcalinidade. Para aumentar o pH e a alcalinidade, os produtos são diferentes. Para o pH usa-se carbonato de sódio, também conhecido comercialmente por barrilha (Na2CO3). E para a alcalinidade total usa-se bicarbonato de sódio (NaHCO3).

Os manuais de fabricantes mais precisos sugerem a correção do pH de forma diferente em relação à alcalinidade. Assim, em valores de alcalinidade de 120 ppm, indicam a introdução de 50% a mais de produto corretor de pH em relação à alcalinidade de 80 ppm.

No caso de o pH e alcalinidade estarem altos ou baixos, a correção é mais fácil dependendo dos valores apurados. Já o oposto é mais difícil de regular.

É recomendado sempre fazer estas correções em várias etapas. De um dia para o outro e com a filtração funcionando no mínimo um ciclo completo.

Para manter a medição e a regularização em dia use os produtos Clor Up, acesse e confira: http://www.clorup.com.br/produtos/

Até a próxima!

Categorias

Clor Up

Entre em Contato