Uso sustentável: saiba como economizar a água da sua piscina

No processo de tratamento da piscina pode ser desperdiçada grande quantidade de água, por isso indicamos alguns métodos para que o uso da piscina seja sustentável, e você possa reduzir ao máximo a perda de água na sua casa.

O primeiro passo para evitar desperdício é manter a água pura por meio da peneiração de resíduos e aspiração da sujeira no fundo da piscina. É importante também que a filtração da água dure, no mínimo, 6 horas diárias. A atenção ao pH, nível do cloro e alcalinidade da água deve ser constante.

O depósito de skimmer também deve ser esvaziado e higienizado corretamente para que a aspiração seja feita sem desperdícios. Na limpeza da borda utilize uma escova macia e produto específico para o modelo da sua piscina, atentando-se para a limpeza também das paredes. Acessórios como escada, corrimão e escorregador devem ser igualmente higienizados.

A retrolavagem é um método primordial para evitar gastos exorbitantes de água. Esse processo permite a reutilização da água por mais de uma vez, já que ela é filtrada e, após retirados os resíduos, é inserida novamente na piscina. Nesse método costuma ser utilizado um tanque de separação, que deve ter seu filtro sempre higienizado para garantir a limpeza eficaz da piscina.

Evaporação e vazamentos também geram desperdício de água. Nesses casos é indicada a utilização de capa térmica protetora que, além de evitar a evaporação, impede que folhas e outros resíduos caiam na água. Os vazamentos também podem ocorrer na casa de máquinas e esse tipo de problema não apenas desperdiça água como também compromete a estabilidade estrutural da piscina.

Casas de máquina mal dimensionadas podem dificultar a limpeza e tornar mais frequente a necessidade de aspiração. Assim é importante escolher uma equipe técnica qualificada para a instalação de bombas e filtros. Outra forma de evitar o desperdício é desligar fontes e quedas d’agua quando a piscina não estiver em utilização.

Evitar o transbordamento durante o mergulho também uma forma sustentável de o proprietário usar a piscina. O indicado é deixar a água entre 10 e 15 cm abaixo das margens recomendadas pelo fabricante. Retirar o excesso de protetor solar e bronzeador antes do mergulho também ajuda a evitar o desperdício, já que a necessidade de limpeza da água será menor.

Lembre-se também que a água suja retirada da piscina pode ser reutilizada na lavagem de carros e calçadas, bem como em jardins e plantações (caso os resíduos de cloro não sejam elevados ao ponto de sufocar as plantas). Redirecionar a água da chuva para a piscina também pode ser uma opção sustentável, já que, depois de higienizada, a estrutura pode ser reabastecida com a água coletada.

Categorias

Clor Up

Entre em Contato