Saiba como acoplar uma sauna na sua piscina
Assim como a piscina apresenta benefícios para o corpo por meio do mergulho e da natação, a sauna também pode apresentar resultados bastante benéficos para a saúde, pois auxilia na perda de calorias, alivia dores e promove relaxamento. Essas são apenas algumas razões para você considerar ter uma sauna acoplada à sua piscina e, se você já está com essa ideia, nós te damos dicas de como colocá-la em prática.
Estão disponíveis no mercado dois diferentes tipos de sauna, seca e a vapor, essa última também conhecida como “sauna úmida” ou “banho turco”. Para inserir essa versão na área da piscina você precisará de um equipamento específico, responsável por alcançar temperaturas entre 40ºC e 45ºC, e as paredes da sauna devem ser revestidas com materiais capazes de reter o calor.
Além disso, é importante que o espaço reservado para a sauna úmida tenha um pé direito de 2,20 metros, no máximo. Um gerador será necessário para transformar a água em vapor, bem como um quadro de comando para controlar a temperatura do ambiente e portas específicas para saunas afim de evitar danos que podem ser causados pelo calor.
No caso das saunas secas, também conhecidas como saunas finlandesas, é necessário um revestimento de madeira. Além disso, o aquecimento desse modelo é feito por meio de eletricidade, que deve ficar entre 60ºC e 80ºC. Esse calor sem umidade é indicado para os dias mais frios, e é de extrema importância deixar um respiro de 10cm para a recirculação do ar. Esse respiro deve estar localizado na parede oposta do gerador de calor.
Você ainda pode decorar o interior do ambiente com cabines de toalhas, luminárias e encostos em madeira e pedras para sauna. Dentre outros objetos resistentes às altas temperaturas.